23 de janeiro de 2010

Rainha de Escola de Samba Mirim: Erotização precoce ou mera brincadeira de carnaval?

A pequena Júlia Lira. Foto: divulgação

RIO - A decisão da Viradouro de eleger uma rainha de bateria mirim, Júlia Lira, de 7 anos - filha do presidente da escola, Marco Lira - provocou polêmica entre especialistas.

- Carnaval é uma festa de exaltação à sexualidade. Participar de um evento de forte conotação sexual é um estímulo à erotização precoce. Isso faz a criança pular etapas da vida infantil e não pode ser bom. Criança deve ir a bailes infantis - defende o pediatra Lauro Monteiro, editor do Observatório da Infância.

Ambiente de adultos

Segundo o desembargador Siro Darlan, que esteve à frente da 1 Vara da Infância e Juventude na época da criação dos desfiles de escolas de samba mirins, a participação das crianças não é aconselhável pelos riscos de acidentes:

- É preciso submeter à Vara de Infância, mas eu não permitiria. No desfile adulto, nem sempre são cuidadas com atenção e carinho.

Já o desembargador Guaraci Vianna discorda:

- Se tiver autorização judicial e dos pais, não tem problema algum.

Mãe de Júlia e primeira-dama da Viradouro, Mônica Lira, faz coro:

- Nas arquibancadas e camarotes, há crianças, existem alas mirins autorizadas pela Justiça. Se fosse uma festa erótica não passaria à tarde na TV. A Júlia terá credencial e nós, os pais, estaremos ao lado dela. A roupa será infantil. Não estará como passista.

A juíza da 1 Vara da Infância e Juventude, Ivone Ferreira Caetano, ainda não se pronunciou sobre o caso.

Fonte: Clarissa Monteagudo - Jornal Extra de 21/01/10

20 de janeiro de 2010

Tudo Bem ou Tudo Bom?

Eis uma dúvida que sempre paira no ar..e nas cabeças... O correto é dizer "tudo bem?" ou "tudo bom?". Sempre achei que fosse "tudo bem", mas se eu pergunto á uma pessoa se está tudo bem, ela me responde "tudo bom", se digo tudo bom, adivinhem..."tudo bem, Patricia!" ...Ai meus sais!!! Poque as pessoas não tentam ao menos serem compadecentes comigo?? Só por caridade ou tipo imitando o mestre?? Pra quê contrariar?? Porquê sempre a vontade própria deve prevalecer até num simples cumprimento?? Indignações á parte, e recorrendo á lingua portuguesa, a mesma nos ensina que BOM, vem da palavra BONDADE (me corrijam professores de português, se eu estiver equivocada), qualidade de algo ou alguém, e antônimo de MAU. Já BEM, é advérbio e antônimo de MAL. Indica estado, razão ou circunstância. - "Você se sente bem?" - "Estou Bem e você?" - "Você está bem informado". Gramaticalmente falando, TUDO BEM é a forma correta, além de mais utilizada em conversação coloquial. Tudo BEM pra você?? Becitos!! Paty Costa

13 de janeiro de 2010

Textos para Reflexão - O Homem do Penhasco

O Homem do Penhasco Contam que Deus, um dia, marcou um encontro com um homem muito religioso no alto de uma montanha sagrada. O homem se preparou para o encontro com muito recolhimento, oração, jejum e, no dia determinado, subiu a montanha cheio de fervor. O caminho era íngreme e a subida estava levando muito tempo, e o homem começou a ter medo de perder a hora marcada. Rogou a Deus que lhe desse forças para não chegar atrasado. Foi quando viu um homem caído na beira do penhasco, machucado e pensou: “ Estou atrasado, depois eu volto para socorrê-lo.” Ao chegar ao topo da montanha, esperou, esperou, e Deus nada de aparecer. “Que pena! Pensou ele desolado, por que não subi mais depressa?” Desceu desanimado. Ao passar pelo penhasco, não viu mais o homem caído, mas havia um bilhete junto á rocha, que dizia: “Quem sabe, outro dia, quando estiver menos apressado, você consiga me reconhecer?” (Autor Desconhecido)
 
© Template Scrap Gabriel|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti