22 de julho de 2011

O Assalto

21 de julho de 2011

A moda agora é: Falar errado!

Fio dental já esteve na moda, cabelo black power foi febre na década de 70, e quem não lembra das saias balonês? Moda é isso: um usa, outro copia, fulano acha bacana e de repente, como um surto de gripe, boa parte da população está contaminada. Agora a moda da vez ééééé....Tchanananammmmm: Falar errado! Em nome do regionalismo, da ascenção das redes sociais virtuais, da liberdade poética, do respeito á cultura e ao meio social em que o indivíduo está inserido, a favor do construtivismo, resolveram da noite para o dia, como diria Herbert Viana: assaltar a gramática.
Quero deixar claro que eu, Patricia Costa, sou completa defensora de todas as vertentes supracima citadas, o que não concordo é detectar uma nova tentativa da minoritária massa política e elitista de afastar da grande população, em especial nossas crianças e jovens ainda em desenvolvimento linguístico e cognitivo, o acesso aos níveis mais elevados de educação e conhecimento, camuflando erros crassos de português como Liberdade de Expressão...Ahhh!!!!...Faça-me o favor! É de fazer Leandro pular do túmulo as constantes comparações com sua singela "Eu saio pra fora ela chama pra trás".
O mais horrendo é escutar de universitários e pessoas que pelo seu nível de formação não se espera pérolas do tipo: menas tempo - largata - asterístico - meia cansada...Ai, que dor no ouvido!rsrrs Como contribuição á nossa norma culta, deixo aqui um pequeno vocabulário com os erros mais comuns e, em negrito, a forma correta.
Mesmo que você já conheça a pronúncia correta e ache um absurdo alguém falar assim (juro que não é invenção minha!!), copie e cole o vocabulário e passe adiante. A Língua Portuguesa agradece...meus ouvidos também! - o correto é MENOS, e não menas! Sempre, pro resto da vida, até que a morte nos separe. - MEIO CANSADA e não meia cansada - Homens dizem OBRIGADO e mulheres OBRIGADA. - o correto é MEDO e não Meda, a não ser que você esteja imitando o Didi Mocó. - fale PROBLEMA, e não pobrema. - tome IOGURTE e não iorgute. - coma MORTADELA e não mortandela. - o certo é MENDIGO e não mendingo. - compre TREZENTOS GRAMAS e não trezentas gramas de presunto. A grama só no campo de futebol. - amarre seu CADARÇO do seu tênis e não o cardaço. - olhe a LAGARTA e não a largata - tecle ASTERISCO e não Asterístico no seu telefone. - vá á festa BENEFICENTE (de benefício) e não beneficiente. - A janela é BASCULANTE e não VASCULANTE ou VASCULHANTE.
 
© Template Scrap Gabriel|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti