27 de abril de 2010

Dia do Índio

História do Dia do Índio

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

No ano de 1940, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data Nas escolas, costumeiramente as crianças dos anos iniciais caracterizam-se de índios. Pesquisas, exposições e festas sobre a cultura indígena também fazem parte da gama de atividades ofertadas. Não devemos porém, enquanto educadores, esquecer de salientar aos nossos alunos sobre a importância deste povo que foram os reais descobridores do nosso Brasil e do infeliz desrespeito á sua cultura e terras até os dias de hoje. A importância da preservação, manutenção e respeito a essa cultura tão rica devem ser os temas norteadores nas atividades desenvolvidas em celebração aos nossos índios irmãos.

Fonte: www.suapesquisa.com

Adaptações: Patricia Costa

A Páscoa e seu significado

Mês de Abril é um mês de muitas datas comemorativas, e a primeira delas amplamente celebrada pelas escolas é a Páscoa! Mas qual o real significado da Páscoa? Será que transmitimos aos nossos alunos a importância da celebração, ou tornamos a data mais uma marketing comercial na relação compra e venda de ovos de chocolate? Para os Cristãos a Páscoa é celebrada com o intuito de comemorar o renascimento de Jesus Cristo e sua ascenção ao céu, dois dias depois de sua morte na cruz (sexta-feira santa). Para os Judeus, a Páscoa é o dia em que se comemora a liberdade, comemora-se o fim da escravidão do povo Judeu no Egito. A palavra Páscoa é de origem hebraica (Pessach) e significa passagem. Alguns Símbolos mais comuns e seu significado: Ovo de Páscoa - simboliza a vida imanente, o nascimento que está por desabrochar. Chocolate - tem sua origem nas civilizações Maia e Asteca, que consideravam-no algo sagrado, tal qual o ouro. Coelho - tem a ver com a vida, com abundância da vida, a multiplicação. Fonte: culturabrasil.pro.br Adaptações: Patricia Costa

25 de abril de 2010

A Força do Desejo

A Força do Desejo

Seu desejo de conseguir algo deve ser mais forte do que a relutância de fazer as coisas difíceis que toda conquista exige. Por isso é tão importante saber, de maneira clara e específica, que objetivos você quer atingir – e porquê.

Mas, quando você trabalha duro todos os dias, tentando apenas sobreviver, sem um objetivo claramente definido, você está fazendo basicamente a mesma coisa. Você agüenta o sofrimento, e nem sabe porquê. Não estranha que tanta gente fique totalmente estressada.

Os problemas do dia a dia podem parecer insuportáveis quando analisados sob uma perspectiva restrita. Mas quando seu sonho é grande o suficiente, quando seus objetivos estão claros e são importantes, os problemas se transformam em dificuldades temporárias.

Siga um sonho que seja motivador e que esteja claramente definido. Você vai passar por cima de qualquer obstáculo.

Ralph Marston

 
© Template Scrap Gabriel|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti