1- Evite colocar alunos nos cantos da sala.
2- Eles devem ficar nas primeiras carteiras, de preferência perto do professor.
3- Afaste-as de, portas e janelas para evitar que se distraiam com outros estímulos.
4- Deixe-as perto de fontes de luz para que possam enxergar bem
5- Não fale de costas, mantenha sempre o contato visual.
6- Faça com que a rotina na classe seja, clara e previsível, crianças com TDAH têm dificuldade de se ajustar a mudanças de rotina.
7- Intercale atividades de alto e baixo interesse durante o dia, em vez de concentrar o mesmo tipo de tarefa em um só período.
8- Repita ordens e instruções, faça frases curtas e peça ao aluno para repeti-las, certificando-se de que ele entendeu.
9- Procure dar supervisão adicional aproveitando intervalo entre as aulas.
10- Permita movimento na sala de aula. Peça à criança para buscar materiais, apagar o quadro recolher trabalhos. Assim ela pode sair da sala quando estiver mais agitada, e recuperar o autocontrole.
11- Esteja sempre em contato com os pais: anote no caderno do aluno as tarefas escolares, mande bilhetes diários ou semanais e peça aos responsáveis que leiam as anotações.
12- O aluno deve ter reforços positivos quando for bem sucedido. Isso ajuda a elevar sua auto-estima. Procure elogiar e incentivar sempre que for possível.
13- Proporcionar trabalho de aprendizagem em grupos pequenos. Grande parte das crianças com TDAH consegue melhores resultados acadêmicos, comportamentais e sociais quando no meio de grupos pequenos.
14- Ir devagar no trabalho. Doze tarefas de 5 minutos cada uma traz melhores resultados do que duas tarefas de meia hora.
15- Mudar o ritmo ou o tipo de tarefa com freqüência.
16- Favorecer oportunidades para movimentos, monitoramentos.
17- Colocar limites claros e objetivos.
18- Assegurar que as instruções sejam claras.
19- Evitar segregar, rádio som. Fazer do canto um lugar de recompensa par atividades bem feitas em vez de um lugar de castigo.
20- estabelecer intervalos, recompensa por esforço feito. Isso ajuda a aumentar o tempo da atenção concentrada e o controle da impulsividade através de um processo gradual de treinamento.
21- Preparar com antecedência a criança para as novas situações.
22- reconhecer os limites da sua tolerância e modificar o programa da criança com TDAH até o ponto de se sentir confortável.
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